SEJA VEM VINDO

SEJA BEM VINDO A GUIA LOPES DA LAGUNA - MATO GROSSO DO SUL - BRASIL. HOJE é

SELECIONAR IDIOMA

sábado, 11 de fevereiro de 2012

CAPÍTULO 10 - MEIOS DE COMUNICAÇÃO E SONORIZAÇÃO


CAPÍTULO DEZ

MEIOS DE COMUNICAÇÃO E SONORIZAÇÃO






Lei Orgânica /1990
Art. 100 – Nenhum empreendimento de obras e serviços do Município poderá ter início sem prévia elaboração do plano respectivo, no qual, obrigatoriamente, conste:

§ 4º - As concorrências para a concessão de serviço público, deverão ser precedidas de ampla publicidade, em jornais e rádios locais, inclusive em órgãos da imprensa da capital do Estado, mediante edital ou comunicado resumido.





Art. 50 - As leis complementares somente serão aprovadas se obtiverem maioria absoluta dos votos dos membros da Câmara Municipal, observados os demais termos de votação das leis ordinárias.

Parágrafo Único – Serão leis complementares dentre outras previstas nesta Lei Orgânica:

I - Código Tributário;
II - Código de Obras ou de Edificações;
III - Código de Posturas;
IV - Lei instituidora do regime jurídico único dos servidores municipais;
V - Lei instituidora da guarda municipal;
VI - Leis de criação de cargos, funções ou empregos públicos;
VII - Lei que institui o plano Diretor do Município;
VIII - Código de parcelamento do Solo;
IX - Estatuto dos Servidores Municipais;
X - Lei de Previdência Municipal




É uma medida legal a publicação de atos do prefeito e também na câmara nos meios de comunicação disponível no município. Estes meios podem ser escrito, jornal ou auditivos, emissora  de radio ou som de ruas, do panfleto. Prefeituras mais ricas usam a televisão, outdoor.

GLL possui som de rua, radio comunitária, um Jornal privado.

Podemos assim  o quando é importante os meios   de comunicação interagem do entre os poderes  executivo e legislativo com a comunidade lagunense, inclusive as sessões da câmara podem ser transmitido ao vivo.  O Prefeito ou secretários podem prestar entrevista.  Pode-se Fazer uma revista publicando as informação de interesse coletivo.

Quando não há recursos tecnológico ou verbas pode se pregar os principais editais em locais onde o fluxo da população é maior, comércio, igreja, escolas, posto de saúde, etc.


CAPITULO III  - CÓDIGO DE POSTURAS; LEI 787-2000


Da poluição sonora
Art 88 – É proibido perturbar o sossego e o bem estar público, com ruídos, vibrações, sons excessivos ou  incômodos de qualquer natureza produzidos por qualquer formas eu contrariem os níveis máximos de intensidade fixados nesta Lei.

 
Para efeito desta Lei consideram-se aplicáveis as seguintes definições:


1.      SOM – toda e qualquer vibração acústica capaz de provocar sensações auditivas;
2.      POLUIÇÃO SONORA -  toda emissão de sons que direta ou indiretamente seja ofensiva à saúde, a segurança ao bem estar da coletividade ou transgrida as  disposições fixadas nesta lei;
3.      RUIDOS – qualquer som que cause ou tenda a causar perturbações ao sossego público ou produzirem efeitos  psicológicos ou fisiológicos negativos em seres humanos e animais.
4.      RUIDOS IMPULSIVOS – som de curta duração, com inicio abrupto e parada rápida, caracterizada pó pico de pressão de duração de menos de um segundo.
5.      RUIDO CONTINUO -  aquele com flutuação de nível de pressão acústica tão pequena que podem ser desprezadas dentro do período de observação.
6.      RUIDO INTERMITENTE – aquele com flutuação de nível de pressão acústica cai abruptamente ao nível do ambiente, varias vezes durante o período de observação, desde que o nível se mantenha constante, diferente daquele diferente do ambiente seja de ordem de grandeza de um segundo ou mais.
7.      RUIDO DE FUNDO -  todo e qualquer som que esteja sendo emitido durante o  período de medições, que não  aquele objeto das medições.
8.      DISTRIBUIÇÃO SONORO E DISTÚRBIO POR VIBRAÇÕES -  significa qualquer vibração ou ruído que:

a.         Ponha em perigo ou prejudique a saúde, o sossego e o bem estar público;
b.         Cause danos se qualquer natureza as propriedades ou primadas;
c.         Possa ser considerado incômodo;
d.         Ultrapasse os níveis  fixados na Lei.
e.         Níveis  fixados na Lei.

Art. 90 -  para fins de aplicação desta Lei ficam definidos os seguintes horários:
            I) DIURNO -  compreendido entre as 6h e 18h;
            II) – VESPERTINO -  das 18h as 21h;

Conceito
Comunicação é a forma como as pessoas se relacionam entre si, dividindo e trocando experiências, ideias, sentimentos, informações, modificando mutuamente a sociedade onde estão inseridas. Sem a comunicação, cada um de nós seria um mundo  isolado.
Comunicação é a representação de uma realidade. Serve para partilhar emoção, sentimento, informação.

Como evoluiu a comunicação?
Por meio do grunhido, o homem primitivo imitava os sons da natureza (canto dos pássaros, latidos, trovão). É possível que não produzissem som apenas pela boca, mas também com as mãos, pés ou a partir de objetos. O homem evolui fisiologicamente até a libertação das mãos (homo erectus). A posição ereta vertical possibilitaria a valorização da linguagem gestual. A voz é transformada em fala.

Torre de transmissão da “oi” localizada na Presidente Vargas em Guia Lopes. Fig.01Arq. Autor    
Os homens encontraram uma forma de associar um som ou objeto a um gesto ou ação. Assim nasceu o signo, que é qualquer coisa que faça referência a outra coisa, dando-lhe uma significação. Os signos podem ser representados por símbolos (objetos físicos que dão significação moral. Ex.: bandeira e hino nacional, mulher cega segurando uma balança, alianças do casal) e sinais (indícios que possibilitam conhecer, reconhecer ou prever algo. Ex.: Sinais de trânsito, sinais ortográficos, sinais de luzes nos aeroportos, nas traseiras dos carros, luz de freio etc. O homem também descobre seus sinais: pegadas humanas na praia são indícios de que alguém esteve ali, dor nas articulações é indício de que vai chover). A atribuição de significados a determinados signos é a base da linguagem.

Uma grande invenção do homem foi a gramática, que passou a ordenar o conjunto de regras para relacionar os signos entre si. A gramática ordenou a estrutura da apresentação dos signos.
Como vimos, as primeiras formas de comunicação humana foram oral e gestual. Porém, a linguagem oral sofria da falta de permanência (perdia-se no tempo) e de alcance (não atingia longas distâncias). Para fixar seus signos o homem valeu-se dos desenhos e, mais tarde, da escrita.
Já para alcançar longas distâncias o homem recorreu a signos sonoros e visuais: berrante, sinal de fumaça, sons originados de instrumentos de percussão (tribos), desenhos, monumentos (moais).
O problema da permanência e da distância foi resolvido com o surgimento da escrita (5.000 a.C.), já que a mensagem escrita pode ser transportada a qualquer distância.
Durante muito tempo a cultura foi difundida por meio da imagem, importante forma de comunicação e de propaganda no mundo antigo (Roma). Para os cristãos, a imagem era uma forma de comunicação e de persuasão.
Como vimos, as primeiras formas de comunicação humana foram oral e gestual. Porém, a linguagem oral sofria da falta de permanência (perdia-se no tempo) e de alcance (não atingia longas distâncias). Para fixar seus signos o homem valeu-se dos desenhos e, mais tarde, da escrita.
Já para alcançar longas distâncias o homem recorreu a signos sonoros e visuais: berrante, sinal de fumaça, sons originados de instrumentos de percussão (tribos), desenhos, monumentos (moais).
O problema da permanência e da distância foi resolvido com o surgimento da escrita (5.000 a.C.), já que a mensagem escrita pode ser transportada a qualquer distância.
Durante muito tempo a cultura foi difundida por meio da imagem, importante forma de comunicação e de propaganda no mundo antigo (Roma). Para os cristãos, a imagem era uma forma de comunicação e de persuasão.
Evolução da linguagem escrita
A linguagem escrita era representada por meio de pictogramas (3.300 a.C.), signos que correspondem à imagem gráfica (desenho). Os sumérios foram os primeiros a usar a escrita (Ex.: hieróglifos do Antigo Egito). A Suméria é civilização mais antiga da humanidade, localizada no sul da Mesopotâmia, entre o rio Tigre e Eufrates, onde hoje está o Iraque (Oriente Médio). Foi nessa região que se deu grande passo para o desenvolvimento da linguagem, porque era rica economicamente e intensa em atividades mercantis. Ali circulavam textos administrativos, econômicos e religiosos.
Entretanto, ler e escrever era tarefa dada a peritos (escribas), que levavam muitos anos para aprender os significados dos sinais cuneiformes (escritos com objetos em forma de cunha). Isso divide a sociedade entre os que saber ler e os que não sabem.
O homem teve a necessidade de ampliar o significado dos signos e estes passaram a corresponder a ideias e não mais a palavras isoladas. Esse tipo de escrita recebeu o nome de ideográfica, assim como os ideogramas chineses e japoneses (Ex.: para os índios da América do Norte, pássaro voando = pressa. Para os antigos egípcios, pássaro com cabeça de homem = alma).
O homem percebeu que os signos gráficos, que eram representados pela palavra, possuíam som (fonema). Os sons são representados por unidades menores que as palavras. Nascia o conceito de letra (A, B, C...) e, por consequência, o alfabeto (2.000 a C). Com isso qualquer pessoa podia aprender o som sem necessariamente conhecer o signo ou o seu significado. O alfabeto é o estágio final da evolução da escrita.
Como transportar signos a distância seria o próximo passo a evoluir. Depois de escrever em pedras, rocha calcária, linho (o mesmo que envolvia as múmias), papiro e pergaminho de couro de animal, era preciso inventar um suporte mais prático. Os chineses parecem ter sido os primeiros a inventar o papel (século II d.C.) e os tipos de imprensa móveis, feitos de barro cozido, estanho, madeira ou bronze.

Na China e no Japão, já no século VIII, era utilizado um método de impressão chamado de “impressão de bloco”, no qual era usado um bloco de madeira entalhada para imprimir uma única página de um único texto.

O homem e a escrita

A escrita melhora a comunicação humana, possibilitando ganhos em relação à comunicação oral ou por meio dos monumentos. A mensagem adquire durabilidade, profundidade e clareza, podendo ser lida, relida, criticada e modificada a qualquer tempo. O homem utiliza a escrita para documentar seus feitos e conquistas. A escrita impulsiona o desenvolvimento das artes, da literatura e da ciência.

A partir da escrita, a sociedade passa a acumular conhecimento e pode reunir experiências do passado para difundir entre a sociedade vigente. O homem também pode descrever o presente, sem que as informações se percam.

I - INSTRUMENTOS DE COMUNICAÇÃO

Cada meio permite que nos comuniquemos de uma maneira diferente com o outro. Por exemplo: a televisão permite que muitas pessoas vejam a mesma notícia, mas é através do telefone que conseguimos transmitir a notícia que escutamos para as outras pessoas. 

1)      Pombo correio

 Os pombos correios foram usados para carregar mensagens escritas em papel claro fino em um tubo pequeno unido a um pé; por isso o nome de pombo correio.  Eles sempre voltam para suas casas pois não abandonam os lugares ,onde foram criados.

Os Voos diários fazem-se em princípio 2 a 3 vezes por dia. O primeiro voo do dia faz-se pela manhã entre as 6 h e as 8h e à tarde das 17h às 20h faz-se um outro Voo. No regresso do seu exercício o pombo recebe a sua ração     Durante o voo, o pombo com Saúde     está em boa forma e gosta de voar. Sente-se feliz no ar, brinca no espaço como a criança que brinca e exterioriza a sua vitalidade. Portanto, não devemos enxotá-los.

2) carta  

A origem da carta, é relacionada a necessidade do homem em se comunicar as tabuinhas de argila tiveram um papel importantíssimo no inicio da história. Foram encontrados em tábuas de argila contendo material escrito provavelmente as inscrições mais antigas.

A primeira correspondência oficial brasileira foi enviada por Pero Vaz de caminha ao rei de Portugal, contando as maravilhas do país recém-descoberto por Pedro Álvares Cabral. As cartas são consideradas o meio de comunicação mais antigo do mundo.

            Ainda há muitas correspondências e serviços prestados pela Empresa de Correio e Telégrafo, muito embora, na questão das cartas estão sendo substituídos pelos E-mail e mensagens dos Celulares e redes via internet em tempo real e o próprio telefone fixo e móvel.

3) o rádio


    Rádio kadiwéus  em Guia Lopes. Figura 2 – Arq. do Autor

A tecnologia de transmissão de som por ondas de rádio foi desenvolvida pelo italiano Guglielmo Marconi, no Brasil a primeira transmissão foi realizada em 7 de setembro de 1.922.


Computador o primeiro computador foi construído pelo engenheiro alemão Konrad Zuse, em 1936 no Brasil, década de 1970 destaca-se o crescimento da informatização no Brasil.

Com o avanço das organizações sociais e o progresso das nova tecnologias de comunicação, o rádio também passa por evoluções, entre as AM e FM (Amplitude Modulada ( radio Laguna de jardim) e Frequência Modulada (kadiues de Guia Lopes. E outros ondas de rádio captados, Bela Vista Bonito, Nioaque, e outros. A recepção das ondas de rádio vai depender muito do tipo e capacidade do aparelho de radia receptor.

4) Telégrafo

Os telégrafos, aparelhos usados na transmissão de mensagens gráficas a partir de códigos ,foram inventados pelos americanos Joseph Henry e Samuel Morse, em 1835. No Brasil, o telégrafo foi inaugurado em 11 de maio de 1852. Samuel Morse.

Temos informação que o Marechal Candido Mariano esteve implantando a rede telegráfica por Nioaque e passando pelas terras da fazenda Jardim no ano de 1905. Lembrar que Guia Lopes passou a existir depois de 1938.

            Nas Forças Armadas ainda cultivam o telegrafo, porque pode todos os da nova tecnologia falharem, o telégrafo representa setor de comunicação estratégica.



    Torre de transmissão de telefonia celular da operadora “Claro” em Guia Lopes. Figura 3 – Arquivo do autor.


5) O telefone


O dispositivo foi inventado por volta de 1860 por Antônio Meucci que o chamou eletrofonecado. Há muita controvérsia sobre a invenção do telefone, sendo esta geralmente atribuída a Alexandre Graham Bell. Antônio Meucci  - Alexandre Graham Bell

6) Celular

A invenção do telefone celular ocorreu em 1947 pelo laboratório Bell, nos EUA. O primeiro celular lançado no Brasil foi pela TELERJ,na cidade do Rio De Janeiro em 1990, segunda da cidade de Salvador.

Hoje há uma Variedade  de tipos de aparelhos. Por exemplo: Motorola, Ericssom, Nokia, Sony etc e diversas empresas que no momento dominam o mercado da telefonia celular, por exemplo; Oi, Tim, Claro, Vivo.

Quanto a capacidade e funções dos aparelhos progridem cada vez mais Por exemplo: possuem funções: calculadora, jogos, música, vídeos, internet, filmadora, máquina fotográfica, Receptor de TV, rádio, mensagem de texto, envio de imagem, acesso a internet, um  chip, dois chips.   A Telefonia celular é um dos mercados tecnológico que vem aglomerando em um único aparelho diversa mídias.

7) Televisão

O primeiro sistema de televisão foi demonstrado em fevereiro de 1924 em Londres imagens em movimento em 30 de outubro de 1925 a televisão no Brasil começou em 18 de setembro de 1950.

A televisão  da TV vem  sendo transmitida por cabo,  satélite, antena parabólica, sinal analógico e sinal digital e, obviamente, a Internet.

Através dos meios de comunicação estamos ligados ao mundo todo. Podemos fazer intercâmbio, e ter amigos de outros países, com outras culturas e isso nos ajuda a adquirirmos novos conhecimentos.

No município há diversas formas de recepção do sinal de TV: por assinatura, pela antena parabólica,  sinal aberto TV Morena, Tv Record, Tv SBT e outras, Sinal Analógico e Digital.

Alem da mídia impressa que é o Jornal O Estado do Pantanal que divulga notícias da região, publica também assuntos poder público municipal legislativo e executivo; mídia da rádio, kadieus FM, e antena repetidor de sinal de internet via rádio, a Meganitro.  Pela posição  e altitude  do município tem a recepção de comunicação de várias outras mídias.  Por exemplo, pela proximidade da Cidade de Jardim recebe as publicações daquela comunidade.


8. JORNAL impresso e Digital


Seu significado não se compreende nos dias de hoje nem nos dicionários como nas enciclopédias, tem seu compreendimento em aparatos que o formalizam, muitos entende como um meio de comunicação impresso, com conteúdo genérico como especializados, sendo estes, geralmente um produto derivado do conjunto de atividades denominado jornalismo.



 
Tabloides, Periódicos, Informativos.

Em nosso Município temos o Jornal O ESTADO DO PANTANAL, impresso no próprio município.

9. Internet

    Antena da transmissão de internet via rádio em Guia Lopes meganitro Figura 5 Arquivo do autor







A Internet também nos possibilita comunicar-nos através de vários meios, como o chat, o blog e o fotolog. 


A chegada da Internet não só teve impacto importante nos meios tradicionais como já mencionado, mas também no fortalecimento dos meios alternativos e comunitários como a rádio, a televisão e a imprensa comunitárias favorecendo processos sociais de comunicação interativa e intercâmbios em multimídia, produto da digitalização das mensagens e da integração dos “telecentros”. A Internet abriu a possibilidade de espaço inédito de intercâmbio da informação, fora dos circuitos dos conglomerados mediáticos, contribuindo para uma dimensão real ao movimento social mundial da sociedade civil em temas globais.  Pode-se dizer que a Internet está substituindo outros instrumentos.

Por outro lado, o desenvolvimento dos iPod e blogs, entre outros avanços tecnológicos, somados ao uso de Internet são novos instrumentos.

Os acessos a Internet GLL acompanha praticamente os avanços da tecnologia mundial

Chega a ocorrer que as vezes acontecer que a nova tecnologia nem chegou oficialmente no Brasil, mas em virtude das fronteiras com Paraguai e Bolívia o produto entre, geralmente via ilegal, contrabando em nossa região.

Os acessos mais comum sãos os via linha telefônica banda Larga; tem também uma empresa de internet via Rádio e modem de internet 3G

10. Revista , livros

Os livros continuam sendo ainda a base escolar de busca de informação e conhecimento. O Livro Didático por exemplo. O Livro ainda é insubstituível.
Por isso estou  escrevendo este compendio para apoiar alunos e professores no estudo do município de Guia Lopes da Laguna de Forma Didática.

 
Revistas é um conjunto temático de informações adquiridas nas bancas ou por assinaturas. Por exemplo, esporte, moda, casa, fofocas, religiosas....

11.       Situação atual: meios de comunicação globalizados

Situação atual: meios de comunicação globalizados

Hoje, os indivíduos, os países estão todos interligados em tempo real via a era digital e os satélites.  Por exemplo, quando um jogo de futebol está acontecendo no Japão as 21h, nós podemos  estas assistindo no Brasil, Guia Lopes as 9h da manhã.   Conectamos a internet em tempo real com site de qualquer parte do Planeta. A isso denominamos a Globalização das comunicações, dos acessos, dos instrumentos cada vez com mais facilidade de acesso.

Os filmes, vídeos, discos compactos, DVDs, parques de diversões, cinemas, teatros, esportes.

Este desenvolvimento dos meios alternativos na rede com as novas tecnologias não deixa de estar enfrentando enormes desafios, entre eles, destaca-se a problemática da excessiva circulação de informação na Internet. Alguns estudos indicam  que, se antes havia apenas alguns meios em cada localidade, agora existem milhões de sítios acessíveis e 50% do tráfego na rede visita 0.5% dos sítios. Deste modo, a riqueza da informação traduz-se em diminuição da atenção e a questão da credibilidade da informação transforma-se em questão fundamental.

12. Debates atuais

Como intervirá a comunidade internacional para facilitar um processo de democratização das comunicações na relação complexa entre os meios e a sociedade da informação?

Com o advento da globalização e de grupos que dominam os principais meios de comunicação da massa eles acabam  passando o conteúdos  que lhes interessa. Muitas vezes perdemos as nossas próprias ideias, e assumimos o pensamento que outra pessoa lança no ar.

Comunicação (comunicação social) é um campo de conhecimento acadêmico que estuda a comunicação humana em sociedade. Entre as subdisciplinas da comunicação, incluem-se a teoria da informação, comunicação intrapessoal, comunicação interpessoal, marketing, propaganda, relações públicas, análise do discurso, telecomunicações e Jornalismo.

A comunicação é um processo que envolve a troca de informações, e utiliza os sistemas simbólicos como suporte para este fim. Estão envolvidos neste processo uma infinidade de maneiras de se comunicar: duas pessoas tendo uma conversa face-a-face, ou através de gestos com as mãos, mensagens enviadas utilizando a rede global de telecomunicações, a fala, a escrita que permitem interagir com as outras pessoas e efetuar algum tipo de troca informacional.

Os componentes da comunicação são: o emissor, o receptor, a mensagem, o canal de propagação, o meio de comunicação, a resposta (feedback) e o ambiente onde o processo comunicativo se realiza. Com relação ao ambiente, o processo comunicacional sofre interferência do ruído e a interpretação e compreensão da mensagem está subordinada ao repertório. Quanto à forma, a Comunicação pode ser verbal, não-verbal e mediada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário